IRC logo

REGRAS GERAIS DA COMPETIÇÃO

Os competidores devem ter um número de malabarismo preparado e polido, que não passe de 8 minutos de duração. Não há limitações na escolha de equipamentos e de estilo de manipulação; contudo a maior parte da apresentação deve envolver manipulação de objetos. Outras habilidades serão julgadas na medida em que aumentarem diretamente o valor de entretenimento global da rotina, ou à medida que estas capacidades não-malabarísticas aumentarem a dificuldade ou o risco de erros durante a apresentação.

Espera-se que os competidores comportem-se de maneira profissional e informem o coordenador da IRC com antecedência se houver qualquer necessidade especial ou problema com sua apresentação.

Cada apresentação será avaliada por uma mesa composta por 5 juízes, baseados nas seguintes categorias:

Execução: Concentra-se em quão bem o competidor apresenta seu número, de um ponto de vista técnico. Notas altas serão concedidas aos que realizarem truques sem hesitações ou dificuldades.

Nível de entretenimento: Aparência geral do número.

Grau de dificuldade: Dificuldade dos truques apresentados, bem como a dificuldade intrínseca ao equipamento utilizado. O grau de dificuldade é determinado pelo tipo e número de objetos utilizados, velocidade do malabarismo, tipos de lançamentos, pegadas, equilíbrio e outros tipos de manipulação de objetos, complexidade de combinações dos truques e transições entre eles.

Elaboração teatral (Theatrical Framing): Pode incluir, mas não se limita a, aparência geral do número, figurino, música, discurso, humor uso de adereços e ocupação do palco. Notas altas serão conferidas ao bom uso dos elementos teatrais para engrandecer o número. Notas baixas serão conferidas se os elementos teatrais forem prejudiciais ou distrativos para o número.

 

Criatividade: Novos truques, equipamentos e abordagens receberão notas altas.

Elemento de risco: Serão consideradas as chances de derrubar ou errar, e a dificuldade de se recuperar de forma limpa após um erro.

Presença de palco: Capacidade de coordenar o público com confiança e estilo.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Um painel de 5 juízes selecionados pelo coordenador do IRC e aprovados por um representante da IJA vão pontuar cada uma das apresentações de acordo com os seguintes critérios.

Uma escala de 0 a 5 é usada para julgar todos os competidores:


0 = Não realização ou tentativa
1 = Muito ruim
2 = Ruim
3 = Bom
4 = Muito bom
5 = Perfeito/Sem defeitos

Uma casa decimal é permitida para diferenciação mais detalhada. (exemplo: 3.3 ou 3.7)

As seguintes categorias são usadas para determinar a pontuação final de cada performance. O fator de multiplicação determina o peso de cada categoria.

Categoria Fator de multiplicação Total possível de pontos
Execução 4 20
Nível de entretenimento 4 20
Grau de dificuldade 3 15
Elaboração teatral 3 15
Criatividade 3 15
Elemento de risco 2 10
Presença de palco* 1 5
Total 20 100

* o critério “presença de palco” não está incluído no julgamento preliminar. Cada competidor será automaticamente recompensado com 5 pontos por presença de palco na competição preliminar (explicações sobre a competição preliminar abaixo) 

 

Existirão dois controladores de tempo/contadores que serão responsáveis por contar o número de quedas em cada apresentação. Uma queda será contabilizada quando o competidor perder o controle sobre um ou mais objetos e derrubá-lo no chão. Independente de quantos objetos caírem de uma vez, será contabilizada apenas uma única queda.  A média da contagem obtida pelos dois contadores irá compor o “índice de quedas”. Antes da avaliação os contadores passam o índice de quedas aos juízes para sua consideração. Cada juiz determina como o índice de quedas afetará sua avaliação.


Cada juiz deverá avaliar independentemente. Os juízes escrevem as pontuações imediatamente após as apresentações. Todas as avaliações são passadas ao “Coordenador de pontuações” (Scorekeeper) antes do próximo número começar.

Os controladores de tempo/contadores também acompanham o tempo que cada performance demora para terminar. Se o competidor passa do limite de 8 minutos o seguinte sistema de redução de pontos é aplicado à avaliação final de seu número:

Segundos após o tempo: Pontos reduzidos na avaliação final.

0 – 10 segundos:   1 ponto
11 – 20 segundos:   4 pontos
21 – 30 segundos:   9 pontos
31 – 40 segundos:   16 pontos
41 – 50 segundos:   25 pontos
51 – 60 segundos:   36 pontos
Mais que 60 segundos:   Desqualificação automática

Os 5 juízes determinam as notas de cada participante. A maior e menor nota em cata categoria são descartadas e não serão contadas para a média final. é calculada a média das 3 notas remanescentes para composição da nota final. Isso assegura que nenhum dos juízes influenciará injustamente a pontuação final

 

ELIMINATóRIAS

O número máximo de participantes na competição final será de 10.


O IRC usará um sistema preliminar totalmente online por vídeos para selecionar os finalistas. O mesmo método de julgamento utilizado nas finais será utilizado nas eliminatórias. A única diferença é que 3 juízes julgarão as eliminatórias, e todos os pontos serão contados para compor a pontuação final. Os que receberem maiores pontuações prosseguem para a competição final.

 

A performance das eliminatórias não pode ser alterada para a competição final. Um dos juízes das eliminatórias será responsável por assegurar que não hajam grandes mudanças entre as performances, durante a competição final. Se for considerado que a rotina foi alterada drasticamente o competidor poderá ser desqualificado.


TREINAMENTO

O coordenador da IRC irá informar todos os participantes da final sobre hora e local para treinamento no palco antes da competição. Esse treinamento permitirá que os participantes verifiquem necessidades técnicas como luz, montagem do palco, música, microfones e outras necessidades, se houverem. E dará a cada competidor a oportunidade de praticar sua rotina completa no palco da competição uma vez.

MÚSICA

Se a apresentação possuir música os finalistas serão responsáveis por enviar a música ao coordenador do IRC por email até no máximo duas semanas antes do evento. (informações de contato abaixo).


RESTRIÇÕES TÉCNICAS E CONSIDERAÇÕES

Para reduzir atrasos na competição, todos os números deverão exigir menos de 2 minutos para montagem e desmontagem do palco. Todas as exclusividades como entradas, saídas, equipamentos, quedas propositais, etc.. devem ser discutidas com o coordenador do IRC antes do início da competição. O diretor de palco irá nomear assistentes de palco se necessário. Providenciar efeitos especiais como luz estroboscópica (strobe light), máquina de fumaça, luzes fluorescentes, luz negra, etc… é responsabilidade do competidor. Todos os efeitos especiais deverão ser tratados com o Coordenador do IRC e com o diretor de palco.


DESQUALIFICAÇÃO

O competidor será desqualificado pelo coordenador do IRC caso ele falhe em seguir as regras descritas neste documento.

 

INSCRIÇÕES


A data final para inscrição dos competidores é dia 14 de outubro e 2012.

Até essa data, pessoas que desejam competir devem mandar um email com as seguintes informações para o coordenador do IRC, Lucas Gardezani Abduch, em luabduch16@gmail.com

Informações de inscrição:
Nome
Fone/E-mail                                                                                        
Título do número
Equipamentos utilizados
Tempo de duração
Necessidades técnicas
Link do vídeo
no youtube para as eliminatórias – Com Configurações de privacidade como “não listado”

IRCs

IJA REGIONAL COMPETITION RULES

Competitors are to have a prepared, polished juggling routine, not to exceed 8 minutes in length.  There is no limit to the choice of props and the style of manipulation; however, the majority of the act must involve the manipulation of props. Other skills will be judged insofar as they directly enhance the overall entertainment value of the routine, or to the extent to which these non-juggling skills increase the difficulty or risk of the juggling.

Competitors are expected to behave in a professional manner, and to inform the IRC Coordinator beforehand of any needs or problems with a routine.

Each routine will be scored by a panel of five judges, based on the following categories:

Execution: Focuses on how well the competitor performs the routine from a technical standpoint. High marks should be awarded for completion of tricks without hesitation or difficulty. Competitor’s form and technique should be considered.

Entertainment Level: Overall appeal of the act.

Degree of Difficulty: Difficulty of tricks performed, as well as the inherent difficulty of the prop used. Degree of difficulty is determined by the type and number of objects juggled; the speed of the juggling; the types of throws, catches, balances, or other object manipulations; the complexity of combinations of juggling tricks; and the transitions between juggling tricks.

Theatrical Framing: May include but is not limited to overall routine, costume, music, speech, comedy, use of props, and staging. High marks will be awarded for successfully using theatrical elements to enhance an act. Low marks should be given if theatrical elements are detrimental or distracting to the act.

Creativity: New tricks, props, approaches to performing, and novel presentations that are performed well will receive high marks.

Element of Risk: The chance of a drop or mistake, and the difficulty of cleanly recovering from a drop or mistake.

Stage Presence:  Ability to command an audience with confidence and an impressive style or manner.

JUDGING SYSTEM

A panel of 5 judges selected by the IRC Coordinator and approved by the IJA Representative will score each routine based on the following criteria.

A scale of 0 to 5 is used for judging all competitors:

0 = No Achievement or Attempt
1 = Very Poor
2 = Poor
3 = Good
4 = Very Good
5 = Perfect/Flawless

Decimals to one place are permitted to show more detailed differentiation (for example: 3.3 or 3.7)

The following categories are used to determine the final score of each performance. The multiplication factor determines the weight of each category.

Category Multiplication Factor Total Possible Points
Execution 4 20
Entertainment Level 4 20
Degree of Difficulty 3 15
Theatrical Framing 3 15
Creativity 3 15
Element of Risk 2 10
Stage Presence* 1 5
Total 20 100

*The Stage Presence category is not included in preliminary judging.  Each competitor will automatically be rewarded with five points for Stage Presence in the preliminary competition.

There will be two timer/counters responsible for counting the drop events in each performance. A drop event occurs when a competitor loses control of one or more props and it falls to the floor.  Regardless of how many props hit the floor, it is counted as a single drop event.  The two timer/counters’ drop event numbers are averaged together to get the drop count. Prior to scoring, the timer/counters give the drop count to the judges for consideration. It is up to the judges to determine how drops affect scores.

Each judge is required to score independently.  Judges record their scores and write comments for each act immediately after the completion of the act. All scores are to be turned over to the scorekeeper before the next act begins.

The timer/counters also keep track of the time that each act takes to complete. If the competitor goes over the 8 minute limit, the following systematic point deduction will automatically be applied to the final score.

Seconds Over Time Points Deducted from Final Score
0 – 10 seconds:     1 point
11 – 20 seconds:   4 points
21 – 30 seconds:   9 points
31 – 40 seconds:   16 points
41 – 50 seconds:   25 points
51 – 60 seconds:   36 points
Greater than 60 seconds: Automatic disqualification

The lowest and highest scores in each category are discarded and will not be counted in the final average. The remaining three scores are averaged together for the final score. This ensures that no judge has an unfair sway in the final score.

PRELIMINARIES

The maximum number of competitors for the final competition will be: 12.

The IRC will use an all-online video preliminary system to select the finalists. The same judging system used in the finals, will be used in the preliminaries.  The only difference is that three judges will be used for the preliminaries, all scores will count toward the total, and those receiving top scores will move on to the final competition.

The preliminary routine cannot be altered for the final competition. One preliminary judge will be responsible for ensuring there have been no drastic changes to routines during the finals.  If the routine has been considerably altered, the competitor may be disqualified.

REHEARSAL

The IRC Coordinator will inform final competitors of rehearsal time and location.  This rehearsal will allow competitors to work out technical needs including lighting, stage set up, music, microphones, etc., and give each competitor the opportunity to perform their full routine on the competition stage.

MUSIC

If a routine involves music, a competitor will be responsible for providing 2 copies of the CD to the IRC Coordinator.  CDs must be labeled with the competitors’ name.

TECHNICAL RESTRICTIONS AND CONSIDERATIONS

To reduce delays in the competition, all acts must require less than two minutes for stage set up and break down.  Any unique entrances, exits, props, intentional drops, etc., must be discussed with the IRC Coordinator before the competitions begin. The stage manager will assign prop assistants as needed. Providing special effects, such as strobe light, fog, fluorescents, black lights, etc., is the responsibility of the competitor. All special effects must be cleared with the IRC Coordinator and stage manager.

DISQUALIFICATION

A competitor may be disqualified by the IRC Coordinator if they fail to abide by the rules outlined in this document, perform in a manner that jeopardizes the safety of the audience or staff, compromises the professional standards of the competitions, or performs material that is judged inappropriate to a typical family audience.

REGISTRATION

Competitor Registration ends October 14, 2012.

By this date, individuals planning to compete must e-mail the following registration information to IRC Coordinator, Lucas Gardezani Abduch at: luabduch16@gmail.com

Registration Information:

Name                                                                                                 

Phone/E-mail                                                                                        

Title of Act                                                                                                                  

Props for Routine                                                                                                      

Time of Routine                                                                                                              

Technical needs

YouTube URL link to prelim video – with privacy settings set to “Unlisted”